domingo, 30 de maio de 2010

Como seria meu Frankenstein?

O ocio leva a criatividade?
Para mim, muitas vezes leva. Nao é como aquela frase: "Cabeça vazia, casa do diabo". É como a vida dos grandes filosofos gregos, que ficavam a pensar, pensar, pensar...
Pois bem! Hoje é domingo, numa manhã ligeiramente ociosa! Eis que surge a inspiração, após algumas horas fazendo nada util...
Tudo bem que Frankenstein é considerado um monstro construido cientificamente... mas a ideia principal é: como eu montaria alguem idealizado? ou... quais caracteristicas seriam postas por mim em uma pessoa idealizada?
Levem em consideração que eu me importo bem menos com o exterior do que com o interior! Mesmo assim, possuo algumas exigencias, obviamente! Já que estou idealizando!
Digamos que eu esteja criando um companheiro para minha vida. Uma pessoa que me acompanhe para todo o sempre. Isso nao precisa necessariamente significar um amante, mas simplesmente um amigo. Poderia inclusive ser um filho, que estivesse ao meu lado!
Primeira caracteristica fisica? Altura. Meu companheiro seria alto. De preferência moreno, muito higienico (cheiroso), com bom gosto para roupas.
Independente (ou seja, nao pediria para que eu escolhesse o que vestir, ou que eu fizesse algo para ele comer, ou precisasse do meu trabalho para sobreviver. Um homem de peito!), seletivo (porque as pessoas seletivas demonstram que, se fomos escolhidas, somos realmente escolhidas, e nao momentaneamente alguem para preencher qualquer coisa), ou seja, prefere estar sozinho do que estar com pessoas que nao condizem com sua realidade ou sua ética/moral, simpatico e sociavel (para que nao tivesse problemas em apresentar desde meu amigo extremamente cultural de 60 anos até minha afilhada adolescente, ou meu priminho filho de musico que adora o Michael Jackson), um alguém que lê, conhecedor de várias obras literarias ou históricas. Alguém que achasse o máximo visitar museus ao meu lado. Parece um tédio? Para nós, não seria! Familiar, apreciando os almoços de domingo com todas as pessoas reunidas, pensando em como aqueles momentos sao importantes para a posteridade, pois são memórias que guardamos, são momentos únicos, já que as pessoas não são eternas. Educado, porque nada pior que alguem portando-se mal em um ambiente em que se deve ter educação, ou ate mesmo perceber o que se deve evitar e o que se deve realizar frente as outras pessoas, e tambem a forma de conversar comigo, as palavras a serem utilizadas. Alguém que sorri, pode ser com os olhos, pode ser com os labios. Mas alguém que sorri, simplesmente para demonstrar que tem sentimentos, e que existem bons momentos. Alguém que aprende, um poliglota, cheio de informações sobre várias culturas, repleto de histórias empíricas ou nao... Assim, demonstra ser uma pessoa interessante, e também uma pessoa que tem o que dizer! Imprevisível, para que sinta vontade de ir ao show do AC/DC às vezes, ou a uma peça teatral, ou a uma exposição, ou pular de para-quedas, ou tomar todas, ou ficar em casa assistindo um filme... Eclético, para ouvir do MPB ao Heavy Metal, mas POR FAVOR, que não goste de Funk brasileiro, nem demonstre muito interesse por pagode! Alguém que ficasse emocionado por ver a sepultura de Dom Pedro em Portugal, ou as igrejas de Minas Gerais... Alguém que buscasse o amor, como Gandhi, e não a violência. Alguém com dois ouvidos e uma boca, ou seja, que ouvisse mais do que falasse. Uma pessoa determinada, ambiciosa na devida proporção para viver bem e não morrer trabalhando, diferente tambem de viver ocioso e limitado.
Na verdade, a lista de caracteristicas seria interminavel... e como isso nao existe mesmo, soh usei meu tempo e meu espaço para pensar. Pensar e relatar.
Muitas vezes idealizamos algo similar a nós mesmos, sem nossos defeitos, ou até mesmo com o que consideramos nossas qualidades.
Mas fica o pensamento: Como seria o Frankenstein alheio?
Good Sunday for y´all!
Afinal, hoje é o unico dia com nome de sorvete!
Beijosssssssssssss!!!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Tipos de curiosos.

O mais interessante de tudo, muitas vezes, são os motivos, ou até mesmo as motivações.
Sendo assim...
Estava eu sentada a mesa numa manhã qualquer, comendo minha granola com linhaça, canela e suco de soja, lendo 1808, quando me ocorreu: "Nossa! Essas informações deste livro são fantásticas!"
Comecei a pensar nas fontes utilizadas... comecei a pensar na dificuldade em encontra-las... e na motivação do autor para a pesquisa. Para alguem querer saber sobre algo, eh necessario a curiosidade. Digamos que o QUERER SABER eh um sinonimo da CURIOSIDADE.
Ou seja, todo inteligente eh curioso!
Descobrir detalhes, coisas ineditas sobre o que nos interessa, simplesmente saber mais sobre...
Aih chega o outro ponto!
O assunto de interesse do curioso! O que difere os curiosos inteligentes dos que não podem ser considerados inteligentes justamente pela curiosidade!
Lembrei daquela vizinha que não trabalhava e tinha tanta curiosidade sobre a vida alheia... lembrei daquelas pessoas que ficam tao curiosas em ouvir as conversas alheias... enfim, curiosos sobre algo alheio (informações que nao fariam diferença em sua vida e nem em seu intelecto).
Decidi que, nem todo curioso eh inteligente.
A curiosidade precisa estar bem direcionada, pra ser benefica, acrescentando inteligencia.
Conclusão: nem todas as frases realmente sao inspiradas em pensamentos profundos.
Veja só a minha:
O inteligente geralmente eh curioso. Entretanto, nem todo curioso eh inteligente.
That´s it!
Byeeeeeeee....

sábado, 15 de maio de 2010

Hakuna Matata - Sem problemas!


Voce tem que deixar o seu passado para tras.

Quando o mundo vira as costas pra voce, voce vira as costas para o mundo!

Hakuna Matata, é lindo dizer... hakuna matata sim, vai entender!

Os seus problemas voce deve esquecer. Isso é viver, é aprender.



Estava eu fumando um cigarro na janela da minha casa, quando comecei a pensar nos ANOS da minha vida em que eu assisti O Rei Leao... e foram varios! Realmente adorava esse desenho... Nostalgica que sou, esporadicamente relembro...

Entao, como pensante, comecei a analisar o contexto social, teorico... e trazer pra contemporaneidade e realidade o que o desenho demonstra.

Imaginei: Tres pessoas que nao conseguiram se adaptar socialmente, assim como conta a historia do personagem Pumba, que vivem como se fosse numa sociedade alternativa (Viva! Viva! Viva a Sociedade Alternativa!), comendo o que a natureza os proporciona... os insetos seriam como um vegetarianismo. Associei a filosofia de Gandhi, por exemplo, que plantava sua propria comida, e consumia somente o necessario para sua sobrevivencia.

Hoje em dia Timao, Pumba e Simba seriam nossos hippies. Só que vivendo no Amazonas!

Esquecer que a sociedade os regeitou. Aprender a viver de forma diferente, sem precisar adaptar-se.


Enfim... isso demonstra como algumas vezes muitas coisas nos passam despercebidas. Muito do que assistimos, lemos ou escutamos... os veiculos de comunicação estao sempre querendo/pretendendo nos deixar uma mensagem. Vale a pena prestar a atenção e filtrar tudo isso!


Nice weekend for y´all!


Kisses.

segunda-feira, 10 de maio de 2010


Olá, leitores!



Escrever, escrever, escrever...



Escritores (amadores ou nao) podem ser como musicos, ao menos em um aspecto: influências!



Afirmo isso devido a algumas entrevistas ja assistidas, cujo entrevistador costuma perguntar aos musicos quais sao suas influencias, o que os levou a estilo musical, etc. Como Madeleine Peyroux, visivelmente influenciada por Billie Holiday!



Enfim...



Tudo bem que eu ja tive meu periodo shakesperiano, espelhado principalmente na pre-adolescencia, no periodo realmente dramatico, com os poemas infindaveis sobre amores platonicos e tambem correspondidos, mas todos como Sonhos de uma noite de verao...



Entretanto, certo dia, apresentaram-me a Tia Clarice. Eh... sinto-me intima dela, por isso a chamo de tia. Clarice Lispector. GRANDE Clarice. Tia Clarice me inspira a escrever o que tenho vontade, despreocupada com questoes de nexo, ou de continuidade, ou de etica... Tia Clarice, para mim, eh a pura liberdade em linhas! São asas da criatividade em meio ao ceu. Seja nublado, limpo, claro ou escuro. Pode vir a ser em qualquer situação, afinal, eh livre!



Clarice diz "Engulo a loucura, porque ela me alucina calmamente.", e também "O futuro mais brilhante eh baseado em um passado intensamente vivido." entre tantas outras frases, poemas, crônicas maravilhosas.



Particularmente (como se tudo o que escrevi antes nao fosse exatamente particular) adorei ler É para lá que eu vou.






Para além da orelha existe um som, à extremidade do olhar um aspecto, às pontas dos dedos um objeto - é para lá que eu vou.



Na ponta da palavra está a palavra. Quero usar a palavra "tertúlia" e nao sei aonde e quando. à beira da tertúlia está a família. À beira da família estou eu. À beira de eu estou mim. É para mim que vou. E de mim saio para ver. Ver o quê? ver o que existe. (...) E a alma livre procura um canto para se acomodar. Mim é um eu que anuncio. Não sei sobre o que estou falando. Estou falando do nada. Eu sou nada.






E, para ter mais liberdade ainda, Tia Clarice teve seus pseudônimos, coisa que tambem admiro. Afinal de contas, para que serve o pseudônimo, senão para a liberdade de escrever sem se preocupar em alguem te admirar, ou ao contrario, alguem te criticar? Ou melhor ainda, alguem te DESCOBRIR? Assim fica puro e simples: escrevo e ponto. Pensamentos sadicos ou não, depressivos, bipolares ou alucinados... seja la qual classificação se queira dar.






Desejo a conclusão. A postagem era pra enfatizar como a Tia Clarice foi esperta e especial. Alias, gosto de referir-me a ela como se nao tivesse morrido (como a Tia Clarice é esperta e especial), pois pessoas como ela imortalizam a si mesmas.






Kisses.



domingo, 9 de maio de 2010


Welcome!


Não é o primeiro, nem o segundo blog que me pertence. Confesso que essa historia toda de expressar-se sempre me atraiu muito.


Sou feita de momentos, e em alguns, realmente a vontade de expor eh existente!


O primeiro post eh dedicado ao título: Be Free!


A inspiração resultou na minha 8ª tattoo, sendo assim, merecedora de life style...


Quando a humanidade passou pela transição da Idade Media para a Idade Moderna, saindo das trevas que a Igreja pregava, da falta do racionalismo, das punições injustas e infames, da fé por ela mesma, encontrou-se o Pensamento Ilustrado e o Liberalismo.


What the Hell are these things?


Primeiramente, os pensadores do Pensamento Ilustrado são Montesquieu, Voltaire, Diderot, Rosseau... buscando a RAZÃO! Algo totalmente inusitado, que realmente tinha sido esquecido, depois dos filósofos da Antiguidade. Acreditavam na realização, no bem-estar, e não mais na punição.


Essas concepções deram margem para o surgimento do pensamento liberal, que em essencia, cria a ideia da FELICIDADE, no objetivo individual das pessoas, sendo o designo social. A ideia soh seria alcançada através da liberdade individual.


A partir disso, começamos, humanos, a adquirir liberdade de expressão, de escolhas, pouco a pouco. E essa liberdade maravilhosa, que nos permite descobrir quem somos, do que gostamos ou não, diferente de seguir dogmas ridiculos impostos, diferente de nos tornar submissos a tiranos, eh a razao da existencia de muitas pessoas que REALMENTE a utilizam!


Ser livre para pensar, para escolher, para agir. Ser livre ao horizonte infinito de nós mesmos.


Errar, acertar, argumentar, aprender...


My gosh, eu amo essa tal liberdade! E sou fã de pessoas que quebram tabus, adoro períodos de rompimento, que demonstram posteriores sucessos, descobertas, enfim, progresso e evolução!


A Idade Moderna é a idade das invenções, da arte no geral, da expressão individual, assim como da determinação, do dinamismo.


Vê-se isso, por exemplo, em Maquiavel, tão destemido que escreve O PRINCIPE com conselhos de regência! Quanta ousadia!


Anyway... sou Kaoana. Feita para excessões, não para regras. Tão antiga e tão nova, como a luz de cada dia. Sou eu mesma, porem nem sempre a mesma. Amante da arte, da liberdade, do amor - cuja cor é o rosa, da França (país criador dos Direitos do Homem e do Cidadão), das linguas, e principalmente do CONHECIMENTO! Sem ele, eu sucumbiria. É meu principal alimento.


Nice week for y´all!


Espero que o tempo dedicado a leitura tenha sido valido e bem apreciado!


Kisses!